Por; Marianna Cristina
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Descubra os 10
melhores métodos de estudo para se preparar para o vestibular e Enem
Grupo de
psicólogos norte-americanos analisou 10 técnicas de estudo de acordo com o
nível de eficiência de cada uma
Utilidade
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Técnica
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Alta
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Testes práticos
O que é: Responder a questões sobre um
assunto, como, por exemplo, fazer um simulado para testar seus conhecimentos
sobre as matérias estudadas.
Os pesquisadores apontam que as
qualidades dessa técnica estão justamente na variedade de formatos que ela
pode tomar: questões de múltipla escolha, testes do tipo "preencha a
lacuna", questões dissertativas, entre outras. Duas variáveis aumentam a
eficiência da técnica. A primeira: quanto mais testes, melhor. A segunda diz
respeito a repetir o teste aplicado quando você não acerta a questão. Ver a
mesma pergunta, mas depois de um tempo e não logo depois de tê-la visto pela
primeira vez (isso ajuda na fixação do conteúdo).
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Alta
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Prática distribuída de estudos
O que é: Programar um cronograma de
estudos distribuídos ao longo do tempo.
Muitos estudantes acham que estudar
tudo de uma vez, durante horas seguidas, pode ser eficiente, mas pesquisas
indicam que, a longo prazo, deixar tudo pra última hora não funciona. Os
especialistas identificam o padrão de "procrastinação" na maioria
dos estudantes, por isso, apesar da prática distribuída dos estudos ser muito
eficiente, ela quase nunca é usada por conta desse comportamento natural dos
alunos, de só estudar quando as provas estão chegando.
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Média
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Elaboração de perguntas
O que é: Criar perguntas que expliquem
os "porquês" de um fato: "por que isso é verdade?",
"por que isso faz sentido?".
No momento que você elabora essas
questões enquanto estuda, você adiciona novas informações a conhecimentos que
você já possuía. Desse modo, essa técnica se mostra mais eficiente entre os
estudantes mais velhos, principalmente do ensino superior e do Ensino Médio.
Para elaborar perguntas relevantes, é preciso estar minimamente familiarizado
com o assunto, por isso esse método não é muito útil para estudantes das
primeiras séries do Ensino Fundamental, por exemplo. Quando você já conhece o
tema, você consegue criar questões mais aprofundadas, que geram explicações
mais complexas sobre a veracidade do fato.
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Média
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Explicar o conteúdo
para si mesmo
O que é: É como pensar em voz alta.
Trata-se de explicar como as novas informações se relacionam a conteúdos já
aprendidos ou explicar o passo a passo da lição.
A técnica só dá certo se você entender
o assunto e conseguir decodificar o que está aprendendo. Isso significa que
não adianta apenas falar em voz alta o texto fazendo uma paráfrase, ou seja,
trocando algumas palavras.
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Média
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Estudo intercalado de
diferentes conteúdos
O que é: Misturar diferentes matérias
em uma mesma sessão de estudos.
Geralmente, o aluno estuda um conteúdo
até terminar todos os itens que fazem parte do assunto. Uma das
justificativas para a eficiência do método é que o estudante, ao retomar um
tema visto anteriormente, acessa a memória de longo prazo e força o cérebro a
lembrar de algo que não foi visto nos últimos minutos, ajudando a fixar o
conteúdo.
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Baixa
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Resumo
O que é: Reescrever um texto,
colocando apenas o essencial e o que é mais importante sobre o conteúdo.
O grande problema para a implementação
dessa técnica é que nem sempre o estudante consegue saber quais são as ideias
principais de um texto. Isso pode acontecer tanto por não ter feito uma boa
interpretação durante a leitura, como por não saber extrair o essencial em um
resumo e, com isso, acabar apenas reescrevendo o texto todo com outras
palavras.
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Baixa
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Grifar textos
O que é: Marcar porções importantes do
texto enquanto está lendo o material (vale tanto sublinhar quanto usar
marcadores coloridos).
Os problemas dessa técnica estão
relacionados em parte à de resumo: é preciso saber o que é importante grifar.
Outra questão é a quantidade de texto sublinhado. Muitos estudantes grifam
grandes blocos, de modo que não se consiga distinguir muito bem o que está
destacado. Esse "excesso" prejudica a capacidade de lembrar o que
foi selecionado.
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Baixa
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Associação mnemónica
O que é: Usar palavras-chave
mnemônicas (para recordar) na aprendizagem de vocabulário em língua
estrangeira ou o uso de imagens mentais associadas a um conteúdo verbal
específico. Por exemplo, para lembrar a ordem dos planetas, usar frases como
"Minha Vó Tem Muitas Jóias; Só Usa No Pescoço".
Essa prática, no entanto, apresenta
algumas limitações: não são todos os conceitos que podem se transformar em imagens
e, segundo estudos, esse método pode não ser muito eficiente para a
memorização a longo prazo.
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Baixa
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Associação de imagens
com textos
O que é: Tentar formar imagens mentais
ou fazer desenhos enquanto estuda ou escuta o professor na aula.
A técnica pode ajudar a formar uma
narrativa, de modo a organizar o assunto de uma maneira mais clara a partir
das imagens. A associação de imagens foi classificada como de baixa utilidade
porque os pesquisadores não conseguiram identificar com clareza em quais
situações o método dá certo.
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Baixa
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Releitura
O que é: Depois de uma leitura
inicial, reler o texto para relembrar os detalhes.
Estudos analisados revelaram que é
melhor dar uma pausa maior entre a leitura e a releitura do que já reler logo
após terminar o texto (esperar 2 ou 4 dias para retomar o material). No
entanto, apesar da "facilidade" de se executar essa técnica (não
requer muita habilidade, você só precisar ler de novo), a técnica é muito
ineficaz quando comparada a outras citadas por aqui, segundo os
pesquisadores.
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